NOSSA HISTÓRIA

Na década de 1980 a Convenção Batista do Estado de São Paulo, dá início a um projeto de adensamento, com o objetivo de formar mil Igrejas Batistas, em todo o Estado.

O responsável por coordenar este adensamento em Jundiaí e região, foi o Pr. Paulo Stouffer, pastor interino da Igreja Batista Memorial no Bairro da Colônia (Jundiaí/SP).

Em 1986 o Pr. Stouffer, convida o irmão João Quintino Filho e sua esposa Eliene Ferreira Barros Quintino, membros da Igreja Batista Memorial, para iniciarem um núcleo de estudo bíblico em sua residência, na Rua Antônio Barros Leite, 33 no Bairro do Eloy Chaves (Jundiaí/SP). A família Quintino aceita de imediato, dando assim, início ao sonho: Igreja Batista Nova Aliança.

Inicialmente as reuniões de estudos eram realizadas aos domingos, às 14H, sendo que a primeira foi dirigida pelo Pr. Joaquim Castanheiro. Posteriormente, passaram a realizar cultos às quintas-feiras e outros irmãos foram se ajuntaram ao grupo.

Em agosto de 1995, o Pr. Damárcio Guttemberg Pereira, incentivou o grupo a se organizar em missão, o que ocorreria em 25 de novembro de 1995, sob a nomenclatura de “Missão Batista Nova Aliança”, instalada na Rua Marcelo Sereno Machado, no Jardim Tannus (Jundiaí/SP). O local era uma garagem alugada do casal Sr. Pascoal e Margareth. Como o espaço era pequeno, as EBDs eram realizadas em dois lugares. As crianças ficavam na garagem e os adultos, na casa do irmão Teodoro e sua esposa Irmã Corina (3).

A 1ª Igreja Batista de Itupeva, adotou a missão e o Pr. Damárcio a pastoreou, acompanhado de sua esposa Fátima e filhos. Deixa a missão em novembro de 1996, quando foi convidado para pastorear a Igreja Monte Sião, em Campo Limpo Paulista/SP.

Foi então convidado o Pr. Waldir Marques Ferreira e sua esposa Marlene Bueno Marques Ferreira, vindos do Mato Grosso do Sul, para assumir o ministério. Na ocasião a missão contava com apenas oito membros: os casais João Quintino e Eliene (acompanhados dos filhos Neto e Maria Carolina); Eliel e Rose (com os filhos Juliana e Rafael); José Costa e Miriam (com os filhos Karina e Daniel), Bolívar e Adeilda.

Em 30 de novembro de 1997, foi realizado o primeiro batismo contando com 8 candidatos.

Em 1998 a missão mudou-se para a Rua Irineu Dolce, 257 no Bairro Eloy Chaves (Jundiaí/SP), em uma casa pertencente ao Irmão José Costa.

Em 1999, foram para um salão na Rua Benedito Castilho de Andrade, no Bairro Eloy Chaves (Jundiaí/SP).

Em julho de 1999, foi comprado um terreno na Rua Sebastião Rosa Martins, no Bairro do Eloy Chaves (Jundiaí/SP), para a construção da sede própria da futura igreja.

O sonho continuaria a se desenvolver com a organização da missão em igreja. Isto ocorreu no dia 25 de setembro de 1999, em um culto realizado na Associação Amigos do Bairro Eloy Chaves. No culto teve a participação 51 membros, além de convidados e esteve sob a tutela eclesiástica da 1ª Igreja Batista de Itupeva.

A visão empreendedora daqueles membros não cessava de projetar um futuro promissor para a nova igreja. No dia 22 de dezembro de 2001, foi lançada a pedra fundamental do novo templo em um abençoado culto, onde o Pr. Waldecir Lenço, da Igreja Batista de Louveira/SP, foi o orador oficial.

Com a saída do Pr. Waldir, foi convidado o Pr. Marco Aurélio Clemente para assumir o pastorado. Isso ocorreu por um pequeno período, tendo o Pr. Marco Aurélio, organizado também a congregação Peniel no bairro Almerinda Chaves (Jundiaí/SP), trabalho este, iniciado a partir da visão evangelística do Pr. Valdir Marques Ferreira. A igreja atualmente é liderada pelo Pr. Reinaldo Quintino e sua família.

Após a saída do Pr. Marco Aurélio, a igreja passaria por um longo período sem liderança pastoral. Durante este tempo todos se uniram em prol do trabalho e uma liderança abençoada surgiu. Estes abnegados líderes promoveram, sob a dependência de Deus, o fortalecimento da igreja tendo em comum um só pensamento: “a necessidade de se ter um novo pastor”.

Após, um longo tempo de oração, o Pr. Valdecir Lenço, apresentou à igreja, o Pr. Newton Robson de Melo Chaves e família, vindos da PIB de Ourinhos/SP que, convidado, a partir de abril de 2007, assume o pastorado da IBNA, permanecendo até os dias de hoje.

Nossos desafios continuam. Construímos nosso templo e temos metas e um imenso desejo em continuar sendo instrumento de Deus, para abençoar nossa região.

Hoje a estrutura da Igreja Batista Nova Aliança é formada por sua igreja sede, no bairro Eloy Chaves (Jundiaí/SP),a congregação no bairro Fazenda Grande (Jundiaí/SP), cuja sede está em construção, e a Missão Batista em Cabreúva/SP (Igreja Batista Estrela da Manhã).